Folia de Reis é destaque na programação de início de ano

Cidade favorece e apoia a preservação de inúmeras manifestações populares

Festa de origem portuguesa, a Folia de Reis chegou ao Brasil trazida pelos Jesuítas. A comemoração ganhou força no Século XIX e ainda preserva suas origens por todo o país, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santos, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

A Folia mantém viva as danças, os cantos, os ritmos e melodias, que são representados nas catiras, lundus, curraleiras além da grande diversidade em seus grupos, companhias e ternos de Reis. Todas estas manifestações trazem um variado elenco da cultura popular, tanto nas músicas, nas crenças, valores e tradição.

Em Duque de Caxias, cidade que favorece e apoia a preservação de inúmeras manifestações populares, a Folia de Reis marca forte presença. O grupo de Folia de Reis Estrela do Oriente, por exemplo, orientado por D. Maria dos Anjos Natividade da Silva, a “Mãe Preta”, vai dar prosseguimento as suas visitas, que começaram no último dia 24.

Nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2012, o grupo percorrerá o Barro Branco e Imbariê. No dia 14, será a vez de Jardim Primavera, às 22h. O encerramento está previsto para os dias 19 e 20, às 18h, em São Judas Tadeu.

Contatos com Zenilda Bandeira, pelo telefone 7424-8547.

Com informações do www.caxiasdigital.com.br e www.encontrodefoliasdereis.com.br

As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.