Caxias inaugura exposição sobre Barack Obama

Um pouco da vida pessoal do presidente Barack Obama está em exposição no município de Duque de Caxias

 

Trata-se da exposição “Obama: O Cara que Poucos Conhecem”, composta de 20 fotos que mostram o presidente norte-americano em situações informais. A exposição é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos e conta com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através de Secretaria de Cultura e Turismo. Além do prefeito José Camilo Zito (PSDB), a cerimônia de abertura da exposição realizada nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, contou com a presença do Cônsul e diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura, Mark Pannell, e do vice-cônsul Quentin Barber. Um dos momentos marcantes da abertura da exposição foi quando a aluna Marcele Santos leu o texto “Eu tenho um sonho”.

O secretário de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso, falou da importância dos afro-descendentes à frente de órgãos importantes da sociedade. O prefeito Zito parabenizou o secretário de Cultura e acrescentou que a presença de um cônsul em Duque de Caxias representa um avanço para um município que até 20 anos atrás tinha pouco progresso e que hoje é considerada a segunda cidade que mais gera empregos no Estado do Rio de Janeiro. “Sei o quanto é importante fazer com que a globalização e o progresso cheguem até nós” destacou o prefeito.

O cônsul começou seu discurso lembrando que o ano de 2011 foi declarado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas como o ano internacional dos afro-descendentes. Para ele, a exposição significa transformação, visibilidade e um sonho realizado. “A exposição da vida de Barack Obama em Duque de Caxias representa o que acontece no Brasil – momento de transformação. E para os Estados Unidos, traz visibilidade à história do nosso país e a realização do sonho de Martin Luther King que proferiu o célebre discurso: “Eu tenho um sonho” - em que lutou por igualdade e mesmas oportunidades entre brancos e negros independente da cor da pele. A eleição de Obama materializou aquele desejo”, destacou Mark Pannell.

O prefeito de Duque de Caxias José Camilo Zito recebeu do cônsul o livro: “Barack Obama, Audácia da Esperança”. E finalizou sua fala com uma mensagem: “È essa união que ele prega que devemos passar para que cada um de nós tenha cada vez mais orgulho de ser duquecaxiense”.

A exposição ficará aberta ao publico, gratuitamente, de 21 de fevereiro a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Biblioteca Pública Leonel Brizola, em Duque de Caxias.

Também participaram da cerimônia, o secretário de Cultura e Turismo Gutemberg Cardoso, a secretária de Educação, Roseli Duarte, e um grupo de 20 alunos do Colégio Municipal Expedicionário Aquino de Araújo.

 

Texto: Amélia Cristina

Fotos: Paulo Martins

Fonte: www.duquedecaxias.rj.gov.br

As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.