Duque de Caxias discute vida e obra de Portinari

As secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação promovem Seminário sobre a vida e obra de Candido Portinari.

Entre os dias 12 e 13 de setembro, as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação de Caxias irão promover o Seminário O Brasil de Portinari, sobre a vida e obra do pintor. Será na Casa Brasil, em Imbariê, 3º distrito.
O evento antecede a Exposição Itinerante “O Brasil de Portinari”, promovida pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que ocorrerá entre os dias 14 e 28 de setembro.
A exposição apresentará obras digitalizadas de Candido Portinari, que retratam o Brasil singular do pintor: do homem do campo aos tipos brasileiros, passando pelas brincadeiras de criança e cenas históricas.
Educadores, crianças e jovens de diversas redes de ensino e de comunidades locais também poderão participar de oficinas de arte.
Tanto o Seminário quanto a Exposição têm por objetivos convidar os participantes a conhecer a obra de Portinari, através de um mergulho no Universo representativo do artista. Expressada nos diversos contextos e relações sociais do Brasil, a obra leva a reflexões sobre a complexa teia cultural brasileira.
Cândido Portinari nasceu em 1903, em São Paulo, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1962, envenenado pelas próprias tintas que fizeram a sua glória.

Maiores informações pelo telefone 2771-5870 – Sec. Mun. de Educação

 

 

Com informações da Sec. Mun. de Educação

As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.