Roteiro História e Cultura em Xerém

O Distrito de Xerém oferece ao visitante muito mais do que as belezas naturais. Nele, muitos fatos importantes que marcaram a história da região da Baixada Fluminense e do estado do Rio de Janeiro aconteceram. Fábricas importantes se instalaram, e deram origem aos vilarejos que hoje representam Xerém. A vida social era intensa e a atividade econômica movida pela antiga Fábrica Nacional de Motores ditava o ritmo do crescimento. Acompanhados de profissionais experientes da APPH-CLIO, os grupos de turistas e visitantes podem conhecer parte dessa história passeando por alguns dos pontos importantes da sociedade local da época.

  • Igreja Nossa Senhora das Graças - A Igreja foi construída em 1949 em uma área doada pela FNM (Fábrica Nacional de Motores) tornando-se em pouco tempo o espaço central para eventos, festas e celebrações. No final dos anos de 1970, voltada para as causas sociais, criou as Pastorais da Terra, Operária, a Pastoral do Menor, a da Família, entre outras. 
  • Antigo Cinema de Xerém - Antiga sala de cinema que atendia aos funcionários e familiares da Fábrica Nacional de Motores (FNM), foi durante muitos anos uma das poucas opções de lazer que as pessoas envolvidas com a produção no distrito de Xerém podiam desfrutar. Hoje abriga uma biblioteca municipal, porém ainda guarda no seu interior máquinas e equipamentos utilizados na época para a projeção de películas.
  • Prédio do Antigo Mercado da FNM - Datado da década de 1950, o atrativo era um importante instrumento utilizado para a comercialização de alimentos. Na cidade, havia uma unidade rural, responsável pela produção: ovos, hortaliças, verduras, legumes e a criação de animais que seriam comercializados no local.
  • INMETRO - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
  • CIFERAL / FNM  - A Ciferal foi fundada em 1955, um ano após o Sr. Fritz Weissmann chegar ao Brasil, diretamente da Europa, trazendo na bagagem o know-how de quem foi o principal construtor de carruagens do Imperador Francisco José. Na sua origem, a Ciferal instalou-se em Ramos/RJ, destacando-se por seu pioneirismo na fabricação de carrocerias para ônibus em Duralumínio; e, em 1992, transferiu-se para o município de Duque de Caxias/RJ.
  • Ruínas da Escola Santo Antônio - A Escola Santo Antônio seria construída na década de 50, pela FNM atendendo reivindicações dos trabalhadores da fábrica que desejavam que seus filhos estudassem próximos de suas residências.
  • Hotel dos Engenheiros - O Hotel dos Engenheiros ou Hotel dos Italianos, foi fechado no final dos anos 60. Abrigou nas décadas de 1940 e 1950, técnicos e engenheiros que vinham da Itália supervisionar a produção de veículos na FNM. Hoje abriga o Centro de Treinamento do Fluminense Futebol Clube.
  • Conjunto arquitetônico da Vila do Supapu - Conjunto de casas da década de 50, que leva o nome de Vila do Supapo, devido as dificuldades na construção de suas moradias. Muitos dos trabalhadores da fábrica FNM, trabalhavam de dia na fábrica e a noite de forma coletiva. Construiam suas casas que eram feitas a base de barro chapado com a mão na parede ou simplesmente na base do supapo.
  • Ruínas do Antigo Clube dos Solteiros - Construído na década de 50, serviu de abrigo para os homens solteiros que trabalhavam na fábrica nacional de motores, seguindo o modelo adotado em outras cidades que atrelava moradia ao local de trabalho.
  • Antigo Hangar da F.A.B. - O Hangar da FAB representa uma época de evolução da indutrialização e desenvolvimento do Brasil que, em parceria com os EUA, realizou importantes transformações em Xerém. A pista de aviação, localizada ao lado dos hangares, foi um importante apoio para receber os técnicos e engenheiros americanos que trabalhavam na Fábrica Nacional de Motores(FNM). 
  • Ruínas da Capela de Santa Rita da Posse (Igreja Velha de Xerém) - Situada no quarto distrito (Xerém), a capela era construída basicamente de pedra e cal e encontra-se em ruínas. Mais conhecida como Igreja Velha, ela destacava-se pela imponência e beleza. Não há informações precisas sobre a data de sua edificação. Apenas indícios de que teria sido erguida no século XVII e que faria parte do conjunto das construções que marcaram a história do caminho para as Minas Gerais. 
  • Ruínas da Estrada de Ferro Rio D’Ouro - Construída em 1876, para o assentamento de tubulação para água no Rio de Janeiro, foi inaugurada em 15 de janeiro de 1883 em caráter provisório. Transportava tubos de ferros e demais materiais, que completaram as obras de construção das redes de abastecimento d'água.
  • Ruínas do Sitio do Couto - O Sítio ficava localizado na base da estrada que levava suprimentos para a região do Caminho do Ouro. Nele, além de hospedagem, os tropeiros se reabasteciam com alimentos e material para continuar a trajetória.

Informações e contratação:  Associação de Professores Pesquisadores em História. 

Telefone para contato: 21 7157-6510
E-mail: fabio.educafro@ig.com.br