City Tour Caxias

Um passeio guiado por pontos específicos de Duque de Caxias pode render aos visitantes além de boas recordações, uma aula de história do Brasil. Pensando nisso, a  APPH-CLIOAssociação de Professores Pesquisadores em História elaborou esse roteiro. Acompanhado por profissionais, o visitante poderá conhecer cada local indicado e ainda contar com verdadeiras aulas sobre a história do município. 

  • Reduc (com detalhamento das construções) - O complexo industrial da refinaria é distribuído numa área de aproximadamente 13 km² e, é responsável por cerca de 4,8 bilhões de reais por ano em impostos pagos ao governo. Um total de 52 produtos são comercializados por esta refinaria, dentre estes: óleos básicos para lubrificantes, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação, parafinas, óleo combustível e aguarrás.
  • FNM  (com detalhamento das construções) - Antiga Fábrica Nacional de Motores, hoje, parque fabril da CIFERAL, onde eram construídos os caminhões da marca FNM e fábrica que deu origem ao povoamento e inúmeras construções que representam a sociedade e os trabalhadores da época em Xerém. 
  • Igreja do PilarPela Igreja de Nossa Senhora do Pilar passava o “Caminho de Garcia Paes”, um dos caminhos que levavam à região aurífera de Minas Gerais. Tombada pelo IPHAN, a Igreja Pilar possui cinco altares. O altar-mor foi erigido à padroeira Nossa Senhora do Pilar de Iguaçu. Os outros possuem nichos dedicados a Sant' Ana, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e São Miguel Arcanjo. Os altares são formados em madeira talhada com filetes de ouro.
  • Museu Vivo do São Bento (com detalhamento dos prédios) - Uma proposta inovadora no que tange aos museus, O Museu Vivo do São Bento é considerado um museu de percurso, a maioria dos atrativos que o compõem o acervo são a céu aberto. Trata-se de prédios, instalações e da história da Fazenda São Bento e da vila residência que compunha a localidade histórica em Duque de Caxias. Parte dos locais é tombada pelo IPHAN e alguns prédios são utilizados pela PUC, pelo Instituto Educacional São Bento, pelo Arquivo Público da Cidade, pelo CRPH (Centro de Referência do Patrimônio Histórico, pelo CEPEMHED(Centro de Pesquisas, Memória e História da Educação) e pela FEUDUC (Fundação Educacional de Duque de Caxias).

Informações e contratação:  Associação de Professores Pesquisadores em História. 
Telefone para contato: 21 7157-6510
E-mail: fabio.educafro@ig.com.br